Planejamento, pioneirismo e foco no Participante – são esses princípios que norteiam os trabalhos da Fundação PrevNordeste desde o início do distanciamento social necessário para conter a disseminação do novo Coronavírus. A Entidade, que adotou um regime de teletrabalho desde março deste ano, sentiu os impactos da pandemia mais sutilmente por ter adotado uma visão estratégica que possibilitou, sem dificuldades, a continuidade de todos os seus processos mediante virtualização.
“Temos uma atuação regional, administrando planos de previdência complementar nos estados da Bahia, Sergipe e Piauí. Por conta disso, sempre priorizamos o alinhamento interno e o domínio de ferramentas que facilitem a nossa atuação remota. E hoje, mesmo estando fisicamente distantes, construímos em equipe soluções para atender os nossos Participantes e Patrocinadores com excelência e promover o crescimento sustentável da Entidade”, revela o Diretor Presidente da PrevNordeste, Jeremias Xavier de Moura.
Nesse contexto, a Fundação criou a Comissão Permanente de Inovação, que tem como objetivo desenvolver estudos e propor mecanismos de inovação e tecnologia que permitam o aprimoramento das atividades da Entidade.
Dando suporte à busca pelo aperfeiçoamento da sua atuação, a PrevNordeste também instituiu Grupos de Trabalho (GT) com foco na adequação às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no atendimento à Resolução nº 32 do Conselho Nacional de Previdência Complementar e para a implantação do WhatsApp como canal de comunicação com os servidores públicos e Participantes dos seus planos.
Os GTs são formados de acordo com os objetivos e demandas da Entidade. Eles envolvem membros das diferentes gerências e seguem cronogramas montados especialmente para execução das atividades. Considerando a data prevista para que a LGPD entre em vigor (16 de agosto deste ano), o respectivo GT tem tido prioridade estratégica, dando celeridade na realização dos seus projetos.
“A PrevNordeste sempre aplicou o devido cuidado no tratamento de dados dos Participantes e a LGPD vem apenas para reforçar essa segurança. Desde 2019, temos estudado a legislação, o que ela determina, e analisado as rotinas internas e promovendo treinamentos para identificar o que precisa ser aprimorado. O GT tem uma grande responsabilidade nesse sentido e percebo que todos os membros estão em dedicação total para cumprimento dos prazos e entregas”, conta a gerente Jurídica e de Relações Institucionais da Entidade, Daniela Valverde, que coordena o referido GT.
O que é a LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018) é uma norma que visa proteger os direitos fundamentais da liberdade e privacidade dos dados das pessoas naturais, sendo aplicável às operações de tratamento de dados realizadas tanto por pessoas naturais como por pessoas jurídicas de direito público ou privado.
Todos eles deverão se adequar às determinações da LGPD, que também aborda penalidades mais rígidas para os casos de violação de dados pessoais. Buscando manter os servidores públicos e Participantes informados sobre as mudanças trazidas pela LGPD, a PrevNordeste está elaborando uma série de conteúdos sobre a legislação e como ela irá aprimorar o trabalho da Entidade. Acompanhe no site e nas redes sociais!
Sobre a PrevNordeste
A PrevNordeste é uma fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos. Atualmente, a Entidade administra planos de previdência complementar dos servidores públicos dos Estados da Bahia, Sergipe e Piauí. Para mais informações, entre em contato através do site www.prevnordeste.com.br ou siga @prevnordesteoficial no Instagram e no Facebook.