O termo “sem fins lucrativos” já revela a natureza jurídica de instituições que não visam a geração de lucros próprios por meio das suas atividades. Mas você sabe o que está por trás delas? Sabe o que inspira os colaboradores e os aproxima de seus públicos? O exercício contínuo de um propósito social.
A PrevNordeste é caracterizada como uma fundação sem fins lucrativos porque, além de repassar 100% dos rendimentos das aplicações realizadas para os Participantes, tem como propósito administrar de forma eficiente e responsável os recursos dos servidores vinculados aos planos de benefícios para que, no futuro, eles possam ter mais qualidade de vida com uma renda extra na aposentadoria.
A Entidade atua como um instrumento para o planejamento financeiro dos servidores públicos. Com ações frequentes de conscientização e diversas atividades focadas na relação saudável com as finanças, a PrevNordeste auxilia os seus Participantes a pensarem no futuro com os pés no presente.
De acordo com o Diretor Presidente da Entidade, Jeremias Xavier de Moura, ser uma fundação sem fins lucrativos simboliza muito mais do que a natureza jurídica do negócio. “Quando um servidor adere a um dos nossos planos de benefícios, passamos a fazer parte da vida dele e começamos a exercer um papel fundamental para a realização de tudo que ele planeja para si e para a família daqui a vinte, trinta anos. Isso é muito valioso, e tratamos esses sonhos com todo o cuidado necessário para que, mais a frente, eles se realizem”, diz o gestor.
Termos técnicos
De acordo com a Lei Complementar nº 108/01, planos de benefícios patrocinados pelo poder público devem ser administrados por entidades fechadas de previdência complementar, na forma de fundação sem fins lucrativos. Ou seja, desde o momento em que o RPC foi adotado na Bahia pela Lei nº 13.222/2015, a Entidade já era prevista dentro dessa configuração.
Por não gerar lucros para os próprios Patrocinadores, a PrevNordeste devolve aos seus Participantes toda a rentabilidade dos investimentos realizados. Em instituições abertas de previdência complementar, como bancos e seguradoras, por exemplo, a rentabilidade dos investimentos é dividida entre acionistas e apenas um percentual é destinado aos clientes. Essa é apenas uma das muitas vantagens do RPC!
Sobre a PrevNordesteA PrevNordeste é uma fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos. Atualmente, a Entidade administra planos de previdência complementar dos servidores públicos dos Estados da Bahia, Sergipe e Piauí. Para mais informações, entre em contato através do site www.prevnordeste.com.br ou siga @prevnordesteoficial no Instagram e no Facebook.